segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Adolescentes

O que são os adolescentes?

São pessoas?

Não creio que sejam. Talvez uma amostra de pessoa. Melhor ainda, um adolescente é uma amostra de má pessoa.

Um adolescente é egocêntrico. Um adolescente é preguiçoso (quanto aos seus deveres, não às suas actividades). Um adolescente é inexperiente. Um adolescente é azedo. Um adolescente é rude. Um adolescente é mal-encarado. Um adolescente é inseguro. Um adolescente é gozão. Um adolescente é irresponsável. Um adolescente é inconsciente.

Resumindo, um adolescente é muita coisa. Muita coisa má. As coisas boas, essas eu diria que são poucas (mas mesmo boas….).

Desta forma eu pergunto-me porque é que os adultos ainda se zangam quando vêem que um adolescente não fez exactamente o que deveria ter feito? Se uma criança faz uma grande obra-prima na parede com os seus novos marcadores dá-se uma palmadinha na mão e diz-se “ah vá lá! É só uma criança”, porque é o que se está à espera que ela faça; mas se um adolescente fica o dia todo no computador ou vai ter com os amigos em vez de arrumar a casa toda, mesmo quando ninguém lho pediu, ou seja, fazer o que os adolescentes fazem, então já é uma desgraça! Então é o fim do mundo! É a descasca! O sermão! A conversa! “porque já és crescidinho/a” “por isto e por aquilo” "e uma pessoa chega cansada” e “porque eu não deveria ter que deixar uma lista de tarefas…”, etc, etc. Porque é que não se há-de tratar os adolescente com a mesma condescendência com que se trata uma criança ou um animal irracional (de uma maneira proporcional, não estou a dizer que deixem um jovem de 16 anos pintar a parede da sala de estar com grandes colinas e casas e flores do tamanho da porta que tem a metade da altura da tartaruga ao lado do laguinho!)?!

Querem que um adolescente arrume a casa, deixem a lista e já vão com sorte se o jovem fizer tudo o que lá está! É a essência de ser adolescente! Não esperem que ele se lembre que há roupa para ser lavada, ou um escritório para ser arrumado! Querem isso, então esperem até que eles passem a ser adultos, ou seja, pessoas.

É simples: Não vota, não arruma.




Sim, a minha mãe deu-me a descasca porque eu só arrumei a loiça lavada que estava na máquina e pus lá a suja, mas não limpei o fogão nem arrumei os objectos estranhos em cima da mesa.

P.s.: eu não sou assim tão parva, ok? Eu sei que deveria ter tido a iniciativa e que não me deveria estar a desculpar com o facto de ser adolescente.

1 comentário:

Unknown disse...

adoro este texto, pelo facto de mostrar a realidade... muitos pais deviam ler textos como estes, pois só assim dão o devido valor aos filhos adolescentes ...